domingo, 14 de março de 2010

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA AMBIENTAL


A educação ambiental não é apenas o ensino de conteúdos e conceitos específicos sobre animais, plantas e o meio ambiente, mas também a reflexão e conscientização da melhor maneira de conviver com o meio, respeitando-o e preservando-o. É uma ferramenta indispensável para a construção de novos valores e atitudes em uma sociedade comprometida com a busca de soluções para seus problemas ambientais.
Os objetivos de uma educação ambiental que promova qualidade de vida são: Conscientizar os indivíduos sobre o meio ambiente e suas questões; Conhecer e compreender o meio ambiente e seus problemas; Comprometer-se com valores que promovam a conservação e melhoria do meio ambiente; Adquirir habilidades necessárias para identificar e resolver problemas ambientais; promover a participação ativa dos alunos nas discussões em busca de possíveis soluções para problemas ambientais.
Na maioria das vezes, a educação ambiental desenvolvida nas escolas, não chega a atingir seus reais objetivos, tornando-se apenas um conteúdo que cai no esquecimento. Muitos são os fatores que contribuem para essa prática. Ainda hoje, a idéia de meio ambiente está desvinculada do homem, entende-se meio ambiente como animais, plantas e natureza, esquecendo-se de que as relações que se dão entre homem e natureza, homem com ele mesmo são partes ativas e importantíssimas do meio ambiente. Além disso, muitas vezes, nos deparamos com projetos impostos e obrigatórios a serem desenvolvidos nas escolas, sem levar em consideração a realidade dos educandos, o domínio ou não do conteúdo pelo professor e a escassez no tempo escolar. Assim, o tema acaba sendo pouco explorado e construção nenhuma de conhecimento. E mesmo ainda, podemos encontrar professores bem intencionados a desenvolver o tema, porém despreparados para lidar com uma situação de reflexão. Sendo assim, não propõem atividades que permitam os alunos refletirem sobre suas atitudes e re-construírem seus conhecimentos. Estes professores repetem as mesmas atividades todos os anos em datas comemorativas, como o dia da árvore e do meio ambiente, que após a execução acabam caindo no esquecimento.
Na educação ambiental, não é suficiente apenas as discussões técnicas sobre causas e conseqüências dos problemas ambientais, mas também uma reflexão crítica do tema para o entendimento da complexidade. Portanto, é papel do professor explorar criticamente a realidade para propor reflexões. Mudanças de atitudes e comportamentos só acontecem se houver conscientização, e como conscientizar sem propor o encontro do tema com a realidade?
Deve-se proporcionar momentos em que os alunos consigam perceber claramente que atitudes de bom uso e economia dos recursos naturais trarão melhor qualidade de vida não apenas no futuro, mas hoje também.
O professor também, não só pode, como deve trabalhar os conceitos de ecologia e meio ambiente, não só para cumprimento de conteúdo escolar, mas também para que, se os alunos já tiverem conhecimentos prévios sobre o tema, poderem expressar-se e participar ativamente das discussões propostas em sala de aula.
É importante que as questões ambientais não sejam analisadas apenas pelas condições químicas e físicas que a determinam; mas também no aspectos social, cultural e político que estão inseridas, oportunizando uma melhor reflexão na busca de possíveis soluções para elas.
No ano de 2009, na escola onde trabalho, foi proposto que cada turma desenvolvesse um projeto dentro do tema “Criança cidadã”. Conhecendo a realidade do bairro da escola, optei por trabalhar o projeto “Animais domésticos”, levando em consideração o crescente problema de maus tratos e abandono de animais na cidade de Franca (SP). Resultando em mortes de animais em ruas, além de queixas de moradores das regiões onde os animais mais se aglomeram. Porém, este não foi um trabalho imposto. Como ponto de partida, levei os alunos para darem uma volta nos arredores da escola e pedi que observassem o meio ambiente. Na volta à escola, em uma roda de conversa sobre o passeio, um aluno levantou a questão dos cães abandonados, já que a turma tinha visto cinco animais. E assim, iniciamos o projeto. O desenvolvimento foi composto de pesquisas sobre os animais; palestra com veterinários da Vigilância Sanitária da cidade de Franca a respeito da Lei Municipal de castramento de animais; entrevista com familiares; apresentação de cães adestrados; Leitura de textos informativos. Culminando em um informativo para distribuição e explicação nas demais salas da escola. No decorrer do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de refletir e se conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio, concluindo que se resolvermos adotar um animal, será de nossa inteira responsabilidade criar e cuidar, evitando assim os maus tratos para com os animais e problemas para a sociedade em que vivem.
É importante que o professor busque novas estratégias educacionais que possibilitem a construção de uma sociedade igualitária e justa, por meio da reflexão contextualizada, tendo como ponto de partida conhecimentos prévios e experiências vivenciadas pelos alunos na busca de ampliação de conhecimento, visão de mundo e re-construção de conhecimentos.



Informativo produzido pelos alunos


REFERÊNCIAS:

Coleção UNESP-SECAD-UAB: Introdução conceitual para educação na diversidade e cidadania/ Mara Sueli Simão Moraes, Elisandra André Maranhe, organizadoras. São Paulo: UNESP, Pró Reitoria de Extensão, Faculdade de Ciências, 2009, v. 3

Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, 128 p., v.9

AURINO, Carlos. O que é educação ambiental. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-que-e-educacao-ambiental-387596.html. Acessado em: 08 de Fevereiro de 2010.

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