sexta-feira, 5 de março de 2010

EDUCAÇÃO PARA TODOS E PARA CADA UM


A educação deve ser uma das maiores preocupações do ser humano. Deve-se valorizar a própria educação e a do outro. Ela é mais que o ensino formal, que a construção de habilidades e desenvolvimento de competências. A educação envolve valores, ética, respeito ao outro, liberdade, direitos e deveres. A educação está presente em todos os lugares.
Desde o início da história da educação formal brasileira, algumas pessoas como Martinho Lutero, Comenius e Rousseau lutaram pela sua universalização, embora ela fosse restrita a uma elite dominante e exploradora. Porém, durante todo esse tempo, muitos fatores surgiram para contribuir para o avanço da qualidade do sistema educacional brasileiro, a população lutou por seus direitos, surgiram leis, documentos, metas a serem cumpridas e mesmo assim, apesar de alguns avanços, como o aumento do número de matrículas na educação básica e a diminuição da evasão escolar ainda não conseguimos alcançar nem o básico que uma educação de qualidade deve oferecer.
Para que haja a universalização da educação escolar, é necessário que a educação atenda a todas as particularidades e necessidades de cada aluno, não apenas aqueles considerados diferentes, mas todos eles. Oportunizando por meio de diferentes estratégias que cada aluno seja letrado, capaz de compreender a cultura que vive, participar da vida política, lutar pelos seus direitos, lutar por condições dignas de vida, etc. A educação como um direito humano fundamental somente será garantida se houver a universalização da educação escolar no Brasil.
É importante observar que houve grandes mudanças nesse sentido. Porém a educação só será para todos, quando ela for de cada um. Para que seja garantido o direito previsto na Constituição Federal Brasileira (Art. 205) “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimentoda pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”, faz-se necessário que a educação esteja ao alcance de todos e para que ela seja de resultados, deve-se considerar todas as particularidades e necessidades de cada aluno, buscando a melhor forma de atendê-los. É importante que os alunos tenham a oportunidade de presenciar valores universais por meio das próprias atitudes da escola para com ele, respeitando as suas características pessoais. E que eles deixem de ser preparados para ser cidadãos em um futuro distante, mas que coloquem essa cidadania em prática desde já.


Lívia Arcolino


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